Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
250.0 horas
Duração e Módulos
7 módulos | 250.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso Ação Educativa
Duração
250.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Dias
63
Formandos previstos
15
Área de Formação

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Objectivos

Cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

Objectivos Específicos

•Enunciar os princípios relativos à gestão eficaz do tempo, tendo em vista a planificação das atividades.
•Identificar e selecionar formas de registo: observação e planificação da ação.
•Apoiar a planificação de atividades letivas e não letivas.
•Reconhecer a importância da relação afetiva e pedagógica na educação das criança e jovens.
•Apoiar a Intervenção em contextos educativos.
•Colaborar no desenvolvimento e acompanhamento de atividades do quotidiano com crianças e jovens.
•Identificar práticas de intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE.
•Apoiar a Intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE.
•Identificar o papel do animador no desempenho profissional de cuidador de crianças e jovens.
•Identificar as principais técnicas e metodologias de animação.
•Colaborar no planeamento de atividades de animação para crianças e jovens.
•Identificar as mudanças na sociedade portuguesa que levam à necessidade de criar espaços socioeducativos.
•Distinguir espaço pedagógico de espaço socioeducativo.
•Organizar um espaço socioeducativo de acordo com as características do grupo e do contexto e normas de segurança aplicáveis.
•Reconhecer a organização do ambiente educativo como suporte do desenvolvimento curricular.
•Identificar as normas de instalações e de equipamento e material dos espaços socioeducativos.
•Reconhecer a importância de um projeto de intervenção pedagógica.
•Identificar as fases de elaboração de um projeto de intervenção pedagógica.
•Elaborar um projeto de intervenção pedagógica.
•Distinguir as várias fases do planeamento de um projeto de intervenção pedagógica.
•Identificar técnicas de expressão plástica.
•Identificar jogos de psicomotricidade.
•Desenvolver atividades lúdico-expressivas adequadas à faixa etária.

Conteúdos Programáticos

UFCD 3282 - Planificação de atividades pedagógicas e gestão do tempo
•Registo e planificação de atividades
•Utilização eficaz do tempo
•Observação e planificação da ação

UFCD 9639 - Atividades do quotidiano com crianças e jovens
•Organização e gestão do espaço educativo
•Adaptação da criança e do jovem aos diferentes contextos educativos
•Planificação de atividades
•Atividades do quotidiano da criança

UFCD 9647 - Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas específicas
•Educação de crianças e jovens com necessidades educativas específicas
•Qualidade de vida
•Comunicação aumentativa e alternativa
•Mobilidade, manipulação e acessibilidades

UFCD 9851 - Técnicas de animação para crianças e jovens
•Perfil do animador
•Tipos de animação
•Planeamento de atividades

UFCD 10651 - Espaços socioeducativos
•Alterações na sociedade portuguesa
•Conceito de espaço educativo
•Conceito de espaço socioeducativo
•Conceito de animação socioeducativa
•Abordagem às características das crianças e dos jovens em função da faixa etária, para garantir espaços seguros e promotores de bem-estar
•Organização do ambiente educativo
•Critérios para a escolha de equipamento adequado
•Critérios para a escolha de materiais
•Material educativo

UFCD 10652 - Projeto de intervenção pedagógica
•Distinção entre: projeto e plano; projeto educativo; projeto de estabelecimento
•Projeto de intervenção pedagógica
•Pedagogia de projeto
•Trabalho de projeto
•Projeto Educativo
•Projeto Curricular de Turma

UFCD 10660 - Atividades lúdico-expressivas
•Definição de atividade lúdica
•Definição de tempo livre
•Importância do jogo na educação da criança
•Importância do contacto com a natureza para o desenvolvimento da criança
•Importância do faz de conta
•Atividades lúdico-expressivas

Módulos

9639 - Atividades do quotidiano com crianças e jovens (25.00 Horas)
10651 - Espaços socioeducativos (25.00 Horas)
10652 - Projeto de intervenção pedagógica (50.00 Horas)
3282 - Planificação de atividades pedagógicas e gestão do tempo (50.00 Horas)
9851 - Técnicas de animação para crianças e jovens (25.00 Horas)
9647 - Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas específicas (50.00 Horas)
10660 - Atividades lúdico-expressivas (25.00 Horas)